Delfos
Delfos, para os antigos gregos, era considerada o centro do mundo. Segundo a lenda, Zeus, querendo medir com exatidão o centro do mundo, soltou duas águias, uma de cada extremo da Terra, e onde o voo de ambas se encontrou, Zeus, então, determinou que ali era o umbigo do mundo.
Situada a 180 kms de Atenas, no Monte Parnaso, um verdadeiro precipício de pedra, com vista ao Golfo de Corinto, proporciona ao visitante uma vista deslumbrante!
Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, este enigmático lugar é bastante conhecido pelo Templo de Apolo e o Oráculo de Delfos.
Vem de lá as famosas Pitonisas, que eram as sacerdotisas que exalavam gases tóxicos (etanol e metano) que fluíam por uma fenda geológica subterrânea localizada abaixo do Templo de Apolo, e suas previsões era decifradas em forma de rima por um sacerdote. Devido à sua natureza dúbia, as profecias ficavam abertas para interpretação, o que garantia a infalibilidade das mesmas, o que atraía milhares de peregrinos, incluindo políticos e o próprio Alexandre, o Grande.
Teve seu apogeu entre os séculos VI e IV a.c., que mesmo enfrentando terremotos e incêndio, sobraram apenas três colunas do Templo de Apolo, mas suficiente para viajarmos em nossa imaginação por esse mágico lugar.