Meteora

Meteora – Patrimônio Mundial da Unesco

By 360 Graus Tour - Viagens para a Grécia |
Meteora, em minha opinião, é o lugar mais lindo da Grécia. Considerada pela Unesco patrimônio da humanidade, é um lugar imperdível. Meteora está entre os pontos top 10 do mundo. 

 

Tive a oportunidade de conhecer Meteora este fim de semana. Fica localizada na região central da Grécia a 360 quilômetros de Atenas. É tão surpreendentemente bonito que fiquei anestesiada por alguns minutos, parecia que estava entrando num conto de ficção cientifica! MÁGICO!

 

Milhões de anos atrás as rochas estavam abaixo do nível do mar. Com o trabalho da água e do vento e, por ser uma área de fortes terremotos, formaram-se esses picos  altíssimos. Lugar ideal para os monges, entre o século XIV e XVI, construírem seus mosteiros! Ficaria horas escrevendo sobre os santuários que na verdade hoje são 6. 

 

História de Meteora

Os monges eremitas viviam nas cavernas de Meteora sem contato algum com a civilização desde o seculo XI. No século XIV, o poder do Império Bizantino estava em declínio e as incursões turcas na Grécia aumentavam.

Quadro bizantino em Meteora.

Por essa razão os monges procuravam lugares seguros para se protegerem. O topo dos penhascos de Meteora se tornaram o refugio ideal!

 

Os monges viviam enclausurados nos mosteiros sem contato algum com a civilização e recebiam alimentos e vinhos por escadas de cordas içadas por uma especie de guincho. Conta a lenda que curiosos perguntavam com que frequência as cordas eram substituídas. Junto ao questionamento havia sempre a resposta: ” quando Deus deixava romper “.

Meteora

Com o passar dos anos, foram esculpidos degraus formando uma escadaria. Foram construídos 24 mosteiros, mas hoje restam apenas 6, todos permitidos à visitação. É um lugar sagrado que faz parte da história da igreja ortodoxa. Todo domingo é rezada um missa lá. Meteora ficou mais conhecida após a filmagem do filme 007 ” for your eyes only”!

Meteora

Fica a dica: vale ficar uma noite em Meteora e voltar por Delfos, outro sitio arqueológico importantíssimo que falarei em breve.

 

A 360 graustour te leva até lá! Estou à disposição para mais informações.

Like this Article? Share it!

Comments are closed.